Os melhores tratamentos contra queda de cabelo

Perda ou falta de cabelo é uma das preocupações estéticas dos homens, principalmente quando ocorre prematuramente. Este é um motivo frequente de consulta médica.

As causas da perda de cabelo ou alopecia  são multifatoriais e um diagnóstico correto é importante para alcançar bons resultados terapêuticos.

Dicas para cuidar do cabeloO tipo mais comum de alopecia nos homens é a androgenética. É assim chamado porque as causas são hormonais, embora também estejam associadas a uma predisposição genética .

A perda de cabelo geralmente começa na região frontotemporal. Pequenas entradas são geradas inicialmente. Então se estende cada vez mais para a coroa. Na maioria dos casos, as laterais e a região da nuca mantêm os cabelos, porque os folículos nessas áreas não possuem receptores hormonais. Por esse motivo, os cabelos nessa área são selecionados para a extração do folículo durante implantes capilares.

Às vezes, é indicado incluir suplementos alimentares à base de ferro, complexo de vitamina B e aminoácidos essenciais.

Comer uma dieta saudável e variada é benéfico. O zinco  é um mineral envolvido na síntese de queratina. Além disso, em combinação com vitamina B6, evita a perda de cabelo. Alguns dos alimentos que a contêm são: nozes, ovos, amêijoas, anchovas, ostras, atum, gérmen de trigo, bebidas de soja e legumes.

Veja também  Tratamento para queda de cabelo

As opções atuais

Aqui estão cinco procedimentos para melhorar a aparência e a quantidade de cabelos, do mais simples ao implante de cabelo.

1 – Cosméticos

O uso de loções e xampus com diferentes ingredientes ativos está crescendo. Idealmente, eles devem ser prescritos pelo médico.

2 – Mesoterapia

São pequenas injeções aplicadas no couro cabeludo. A substância ativa atua no folículo piloso e no meio ambiente. É aplicado uma vez por semana. As substâncias mais utilizadas são minoxidil, finasterida, biotina e diferentes aminoácidos.

É comum que sejam realizadas no mínimo 8 sessões de mesoterapia: as primeiras 4 uma vez por semana, depois 2 a cada quinze dias e as últimas 2 em trinta dias.

3- Minoxidil tópico

É aplicado como uma loção localmente. Este ingrediente ativo tem um efeito estimulante direto no folículo piloso. É colocado duas vezes por dia. Os benefícios do uso são observados após 4 ou 6 meses e tem uma eficácia máxima de um ano. É contra-indicado em pessoas com problemas cardíacos ou hipotensão (baixa pressão) .

4 – Finasterida por via oral

A finasterida inibe a transformação da testosterona (que é o hormônio masculino). Bloqueia a ação prejudicial dos andrógenos no folículo piloso. Os resultados são visualizados a partir de seis meses.  Um aviso importante: em todos os casos, deve ser um médico que prescreve e controla o consumo. Antes da indicação, o especialista fará uma determinação do antígeno prostático (PSA)  para verificar se está correto.

Tanto a finasterida sistêmica quanto o minoxidil tópico têm aprovação da FDA para o tratamento da alopecia androgênica em homens.

5 – Microtransplante capilar

Esta opção fornece uma solução definitiva e os resultados são excelentes. Nas mãos de um bom cirurgião plástico e fazendo a distribuição correta, é completamente natural.

A intervenção consiste na extração dos cabelos para obtenção dos enxertos (extraídos da região da nuca). Em seguida, prossiga para a colocação ou implantação através de pequenos orifícios.

Dependendo de cada caso específico, eles podem crescer entre 4.000 e 5.000 cabelos após a operação.

A cirurgia é ambulatorial, o cirurgião trabalha em conjunto com especialistas que separam os cabelos que serão implantados nas áreas despidas.

Após a operação, o cabelo começa a crescer entre a semana 6 e a semana 26 após ter sido implantado. O crescimento é de cerca de um centímetro por mês. Será melhor combinar cirurgia com tratamento farmacológico.

A cirurgia pode ser realizada a partir do momento em que a perda de cabelo começa a ser notada e até qualquer idade, desde que as condições de saúde ocorram de acordo com os critérios do médico.

Na calvície avançada, pode ser necessário realizar mais de uma intervenção, pois existe um limite no número de pêlos que podem ser obtidos para implante e apenas o próprio cabelo é usado.

Cinco substâncias que embelezam o cabelo

1 – Colágeno: é aplicado para restaurar a fibra capilar e secar os cabelos.

2 – Elastina:  é uma proteína que possui efeitos estruturais. É um polímero com enorme capacidade de expansão que fornece elasticidade.

3 – Silicone : é colocado para proteger a bainha. Forma uma película protetora.

4 – Ginseng:  reduz a secura. Contém polissacarídeos, vitaminas D e B, proteínas, aminoácidos e oligoelementos

5 – Fator de proteção solar. Muitos produtos para o cabelo contêm fator de proteção solar incluído em óleos, leites ou soros. Eles são muito eficazes na prevenção de ressecamento.

6 Dicas para diminuir a queda de cabelo
Dicas e produtos para evitar queda de cabelo

Deixe uma resposta

Your email address will not be published / Required fields are marked *